Saiba Sobre os Tipos de Energia e suas Transformações


Você já imaginou sua vida sem o computador, sem carro, avião, som, televisão, geladeira, sem poder conservar os alimentos, sem tomar um banho quente, sem máquina fotografias para recordar os bons momentos, sem fogos de artifícios para comemorar algo ou quem sabe sem uma boa comida cozida?
E aí, não seria fácil! Todas essas boas invenções não seria possível, se o homem não tivesse descoberto a energia.
Uma dessas descobertas de energia e muito importante foi a do fogo. Foi graças a ele que homem primitivo conseguiu afugentar animais nocivos, se aquecer, assar seus alimentos, já que vivia principalmente da caça e pesca, cozer barros, luz e também fundir metais.
Energia é um sistema que permite realizar trabalho. Com ela pode-se modificar a matéria, anular ou provocar movimentos e causar sensações.
Hoje se conhece várias formas de energia: elétrica, térmica, potencial, cinética, mecânica, nuclear, eólica, química, solar e outras.
A energia elétrica representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, à interação entre eles chama-se correte elétrica. A energia solar é a energia que é capitada do sol na forma de calor ou de luz. Já a energia potencial refere-se a diferença de potencial, como a queda de um corpo. A energia cinética está ligada diretamente ao movimento de um corpo. A energia térmica é representada na forma de calor. Já a energia mecânica é a soma das energias cinética e potencial. A energia nuclear é a energia liberada numa reação química, bem como a energia química que é envolvida entre as ligações químicas entre os átomos. E temos também a energia eólica que é a energia gerada pela força do vento.

Essas formas de energia podem ser convertidas uma nas outras:

Energia elétrica em térmica: quando usamos o chuveiro elétrico, água é aquecida, ou quando usamos o ferro elétrico ou no uso de aquecedores.
Energia elétrica em luminosa: quando acendemos uma lâmpada ou quem sabe a luz que está sendo refletida aí na tela do seu computador;
Energia química em mecânica: esta transformação é vista quando corremos ou andamos ou qualquer contração muscular;
Energia química em elétrica: acontece quando por exemplo acionamos a bateria de uma carro, ou o que acontece com o peixe poraquê (Electrophorus electricus), este peixe pode emitir até 200 volts de energia elétrica.
Energia química em luminosa: essa conversão é vista em alguns peixes de águas profundas, algas e nos vaga-lumes.
hidrelétrica de Itaipu
Energia cinética em elétrica: na queda d’água a energia faz girar as turbinas nas usinas hidrelétricas.  
Energia solar em elétrica: é o que acontece através de placas, células fotovoltaicas, que captam essa energia transformando-a em eletricidade.


Percebemos que a energia nas mais diversa formas, está presente em nosso dia-a-dia, e é toda esta variedade de energia que nos possibilita aproveitarmos a vida de uma maneira mais diversificada. E viva a energia!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica