Relação entre pressão de vapor e a pipoca


Relação entre pressão de vapor e a pipoca
Você já se perguntou por que o milho para pipoca estoura?
A resposta a esta pergunta está relacionada com o conteúdo “Pressão de vapor”, veja então uma definição para pressão:
Relação entre a força exercida na direção perpendicular sobre uma dada superfície e a área dessa superfície.

O mistério que envolve a pipoca já era discutido até por algumas tribos indígenas americanas, elas começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Com relação à pipoca estourar, eles costumavam dizer que os espíritos viviam dentro de cada grão de pipoca. Os espíritos viviam em paz, mas quando suas "casas" eram aquecidas eles ficavam furiosos, fazendo com que o grão pulasse e finalmente estourasse libertando o espírito, que saía sob a forma de uma névoa.



Mas o que acontece é bem mais concreto: A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 fatores:

1. Além de amido, o interior do grão (endosperma) contém cerca de 12% de água;

2. O endosperma é um excelente condutor de calor.

3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica, é duro e raramente possui falhas (rachaduras).

Quando os grãos de milho são aquecidos a umidade interna (endosperma) é convertida em vapor, ou seja, sofre vaporização. Em um determinado ponto, o ar retido tenta expandir-se e as moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que desta forma pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem e os grãos de milho explodem e se tornam maiores do que o grão original.

O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, e se transforma no floquinho branco de textura macia que chamamos de pipoca.

A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão, essa é a verdadeira explicação científica para o estouro da pipoca.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica