Estudo Interdisciplinar Envolvendo a Produção do Vinho de Laranja - FEBR...


Estudo Interdisciplinar Envolvendo a Produção do Vinho de Laranja - FEBR...
Resumo
Incentivados pelos professores Ronaldo e Francismar, decidimos conhecer a prática do preparo de vinho de laranja usada há muitos anos por uma família de São Tiago e, a partir do que encontrássemos, analisar a possibilidade de desenvolver nosso projeto escolar. Visitamos a família de Sr. José Resende de Castro, Seu Zé, e D. Maria da Conceição Sousa de Castro, Dona Ná, com quem conversamos sobre os procedimentos necessários para a produção do vinho de laranja.
Aprendemos com eles o processo de produção do vinho de laranja usando técnicas simples, que foram desenvolvidas sem que tivessem um contato direto com o conhecimento científico. Algumas dessas técnicas nos pareceram bastante rudimentares. Realizamos, com a ajuda de Seu Zé, Dona Ná e Ronaldo, um dos filhos do casal, a produção do vinho de laranja, seguindo a receita original da família. Participamos do preparo da calda e do suco e realizamos a filtração e posterior mistura, como indicado por Seu Zé. Essa mistura é estocada em garrafões de vidro ligados por mangueirinhas a um recipiente com água, impedindo a entrada de ar e permitindo sua saída. A partir desse processo, pudemos fazer uma análise ancorada pelo conhecimento científico que trazíamos e outros que buscamos conhecer.

 O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo conceitos de Química, Física e Biologia. Vários foram os conhecimentos científicos presentes no processo rudimentar usado pelo casal visitado e destacamos as várias transformações que ocorrem. O processo de fermentação anaeróbica é essencial para a produção. Nele, os açúcares são convertidos em etanol e gás carbônico por aproximadamente quatro meses. Quando o vinho está pronto, é transferido para garrafas menores. O desenvolvimento desse trabalho instigou nossa curiosidade, facilitou o entendimento de conceitos envolvidos e, principalmente, resgatou saberes populares que, apesar de não estarem ancorados na ciência, têm muito de científicos.



Acesse o site:


Febrace 2012: Conheça e Curta o projeto.


Ficou interessado em produzir vinho de laranja?
Aí vai outro vídeo com receita e tudo!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica