Roteiros de Aulas Práticas - Diferença de densidade de gases


 Diferença de densidade de gases 
Objetivo
  • Praticamente todos nós já brincamos com bolas de sabão. Entretanto, poucas pessoas tiveram a grande oportunidade de observá-las de perto. As bolas de sabão são tão frágeis e leves que facilmente são arrastadas por uma brisa, ou simplesmente, estouram logo que tocam uma superfície.
  • Por serem muito leves, as bolas de sabão flutuam num gás ligeiramente mais denso do que o ar. Nesta experiência o gás incolor utilizado é o dióxido de carbono, produzido pela reação do bicarbonato de sódio com o ácido acético (vinagre). O fato da densidade do dióxido de carbono ser superior à do ar faz com que este fique reservado no fundo da jarra. Quando as bolas de sabão, cheias de ar, entram em contato com o dióxido de carbono, no fundo da jarra, ficam flutuando neste.
  • À medida que as bolas de sabão flutuam, o seu volume vai aumentando. Enquanto o seu volume vai aumentando, estas vão se tornando mais pesadas, afundando-se no dióxido de carbono. As bolas de sabão crescem porque o dióxido de carbono, que as rodeava, vai-se mover para o interior destas. O dióxido de carbono, por ser mais solúvel em água do que o ar, vai-se mover mais rapidamente para o interior da bola de sabão. Este fato é responsável pelo aumento do volume e peso da bola de sabão. Esta experiência é prova evidente de que o dióxido de carbono é mais denso e mais solúvel em água do que o ar.

Material

• Copo












• Arame












• Jarra Grande e transparente












• Água








• Detergente














• Vinagre














• Bicarbonato de Sódio








Procedimento

1. Faça um círculo com o arame para fazer bolas de sabão.

2. Faça uma solução para fazer bolas de sabão com meio copo de detergente e meio copo de água.

3. Coloque três colheres de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre na jarra (o bicarbonato e o vinagre vão começar a reagir de imediato, formando dióxido de carbono)

4. Depois da reação terminar, faça bolas de sabão tentando com que elas entrem na jarra. Não sopre as bolas de sabão diretamente para dentro da jarra, pois fará com que o dióxido de carbono saia da jarra.

5. Depois que a bola de sabão entrar, note o que aconteceu.

Questões para discussão

a) O que aconteceu com a bola de sabão?  d) A posição da bola varia?

b) A bola fica suspensa para sempre?

c) O tamanho da bola altera-se?

Fonte:www.pedagogia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica