Formação
Continuada de Professores de Química
LIMA,Maria
Emília Caixeta de Castro.Química nova na escola.Formação Continuada de
Professores,nº4,novembro de 1996.
Maria Emília Caixeta de Castro Lima é
licenciada em química e mestre em educação pela UFMG.Professora assistente de
prática de ensino de química na UFMG e assessora deda Fundação de Ensino de
Contagem MG.
A
autora traz um relato de uma experiência de educação continuada desenvolvido
junto aos professores e professoras de química do ensino médio,com a intenção
de problematizar a validade e o alcance dessa modalidade de formação na
construção de uma nova prática pedagógica para o ensino de química.
O texto mostra a seguinte citação,sobre a
experiência:”O pressuposto básico do modelo de formação continuada é a idéia de
que o professor não é objeto de planejamento do trabalho,mas agente ativo desse
processo.Nesta perspectiva busca-se resgatar no professor,o papel de sujeito do
processo do conhecimento.”
O texto é de uma linguagem acessível,dirigido
aos professores em sua formação continuada do ensino de química.
O aprender contínuo é essencial em nossa
formação.A formação é um ciclo que abrange as experiências do docente como
aluno (educação de base),como aluno mestre (graduação),como estagiário
(práticas de supervisão),como iniciante (nos primeiros anos de profissão),e
como titular (formação continuada).Tudo isso só é possível se os formadores
forem objetos de um esforço e reflexão permanente.
Sabemos que a formação depende do
trabalho de cada um:da participação ativa desse processo pedagógico.
É na escola,em torno dos problemas
pedagógicos ou educativos,que se desenvolve a verdadeira formação.
Universidades
e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico.
A formação de um professor de química,não
termina com um diploma na mão,nem dois,nem três.Não se pode deixar de
ler,pesquisar,frequentar seminários,fazer cursos,enfim estudar continuamente.
Foi mostrada no texto, a participação dos
professores nos projetos pedagógicos da escola,nas pesquisas,na avaliação
conjunta e de formação continuada,permitem a partilha de tarefas e
responsabilidades.
A autora professora de formação
continuada,que nos ensina através desse texto a postura de questionamento e de
problematizaçao da própria prática pedagógica.
Mudar o ensino de química escolar, implica
em mudar a formação, as concepções e as práticas dos professores que nele
atuam.O texto nos reflete,como professores de química,devem fazer para mudar à
sua prática,com relação às transformações na educação em química.
Eliane
Maria Moreira Gonçalves Matias
Uiraúna
PB
eliane.quim@hotmail.com
Esse texto foi feito por mim,para quem pretende pesquisar ,não se esqueçam de colocar a minha referência.
Obrigada!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.