O Que é o Mol?


O Que é o Mol? Qualquer amostra de matéria pode ser descrita pela massa, pelo volume, pela quantidade de matéria ou, ainda, pelo número de partículas que a constituem. Cada uma dessas grandezas é medida por meio de uma unidade conveniente e convencionada como padrão. Assim, massa pode ser medida em quilogramas; volume, em metros cúbicos.
 Essas unidades (quilograma, metro) são unidades de base do chamado Sistema Internacional de Unidades (SI). Nesse sistema, a unidade de quantidade de matéria é o mol, que representa a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas partículas quantos átomos existem em 0,012 kg de carbono 12. Como em 0,012 kg de carbono 12 estão contidos 6,02 x 1023 átomos de carbono 12, então um mol de átomos de carbono corresponde à massa de 0,012 kg e contém 6,02 x 1023 átomos.

 O número de átomos contidos em 0,012 kg de carbono 12 é conhecido como número de Avogadro ou constante de Avogadro (em homenagem a este cientista). Por volta de 1811, o cientista Amadeo Avogadro emitiu a idéia de que volumes iguais de gases diferentes, medidos na mesma temperatura e na mesma pressão, contêm o mesmo número de moléculas.
 Porém, ele não determinou o número que recebe seu nome. Seu valor foi determinado experimentalmente, e posteriormente, de diversas maneiras, por outros cientistas. Do mesmo modo como dúzia representa um conjunto de 12 unidades, e grosa um conjunto de 144 unidades, a unidade mol representa um conjunto de seiscentos e dois sextilhões de partículas (átomos, moléculas, íons).
 Um mol de átomos de qualquer elemento contém, por definição, tantos átomos desse elemento quantos átomos de carbono 12 existem em 0,012 kg de carbono 12. Da mesma forma, um mol de moléculas de qualquer substância contém, por definição, tantas moléculas dessa substância quantos átomos de carbono 12 existem em 0,012 kg de carbono 12.
 Quando se expressa quantidades de matéria em termos de mols, fica implícito a quantas partículas estamos nos referindo. Assim, quando falamos em 10 mol de água, está implícito que estamos nos referindo à uma quantidade de matéria de água que contém 10 x 6,02 x 1023 moléculas de água. Dessa forma, expressamos, por meio de números relativamente pequenos,
 quantidades relativamente grandes de partículas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica