Roteiro de Aulas Práticas Sobre Soluções




1.CONHECIMENTO TRABALHADO
-Tipos de dispersões e soluções
-Densidade
2. Descrição da(s) Aula(s):
2º ANO



Objetivo(s) Específico(s):
- Identificar os tipos de dispersões e de soluções;
- Compreender a densidade;
- Realizar medições em volume e massa.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final;
- Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química.
Material Utilizado:
- Vidrarias
- Balança
- Espátula
- Água
- Óleo
- Gelatina
- Areia
- Sal

3. Metodologia
Três sistemas são previamente preparados: o sistema 1 com água e sal; o sistema 2 com água e gelatina e o sistema 3 com água e areia para que se faça a discussão dos tipos de dispersão.
Aproveitando o sistema 1, adiciona-se mais sal pouco a pouco até ficar sal no fundo do recipiente para que se possa identificar tipos de solução.
Pesa-se 50mL de água, calcula-se a densidade. Faz-se o mesmo com o óleo. Em seguida, no recipiente contendo 50mL de água, adiciona-se 50g de sal, anota o volume e o peso e calcula-se a densidade.


4. Resultado(s)
Os alunos estavam atentos às explicações e demonstraram compreender os procedimentos adotados. Certo que alguns não estavam muito interessados na aula, por n motivos.
Os relatórios também foram entregues ainda com muita dificuldade de seguir às normas da ABNT.

5. Bibliografia
Branco, Francisco Fábio Castelo.Densidade. In: Práticas de Química. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza, 2004. p. 26-27.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica