Pilha de Batata



Materiais e reagentes
· Plaquinhas de cobre (16 pedaços);
· Plaquinhas de zinco (16 pedaços);
· 4 batatas;
· 4 relógios digitais;
· Garras jacaré pequenas;
· Voltímetro;
· Amperímetro;
· Cabo 22 (fio de cobre: 2 metros).


Passo a passo
1. Corte uma batata pela metade.
2. Corte duas chapinhas, uma de cobre e outra de zinco, com cerca de (2 x 4) cm. Qualquer espessura das chapinhas entre 1 e 2 mm servirá; essas serão os eletrodos da pilha primária.
3. Prenda cada uma dessas plaquinhas um fio de cobre flexível (cabinho 22) com cerca de 20 cm de comprimento (descasque as extremidades do fio e prenda nas garras jacaré).
4. Espete as plaquinhas na meia-batata (bem perpendicular à superfície cortada), deixando para fora apenas cerca de 1 cm e separada por cerca de 0,8 cm. Não deixe as plaquinhas se tocarem dentro da meia-batata!
5. Essa pilha de meia-batata apresentará força eletromotriz (f.e.m.) de cerca de 0,7v, o que pode ser constatado mediante um bom voltímetro (resistência interna grande) conectado aos dois fios indicados acima.
6. Como iremos necessitar de cerca de 1,4 V para acionar o relógio digital deveremos construir uma bateria a partir de duas dessas pilhas primárias e associando-as “em série”.
7. Remover a tampinha em forma de disco do alojamento da bateria botão.
8. Retire a bateria.
9. Olhe bem para essa bateria e repare que o "corpo" dela corresponde ao pólo positivo enquanto que o "botão superior" corresponde ao pólo negativo.
10.Veja dentro do local de alojamento dessa bateria as duas lâminas de contato, uma que encosta no pólo positivo da bateria e outra que encosta no pólo negativo.
11. Prenda as garras jacaré nessas pequenas lâminas, junto com dois pedaços de cabinho 22, um vermelho ligado na “lâmina positiva” e um preto ligado na “lâmina negativa”.
12. O fio que vem da plaquinha de cobre da “batateria” deve ser ligado ao fio vermelho do relógio e o fio que vem da plaquinha de zinco da “batateria” deve ser ligado ao fio preto do relógio.
OBS.: tempo estimado: 30 minutos.
Questões para pensar
1. Pesquise e leia sobre equilíbrio eletroquímico. Em seguida faça uma breve descrição teórica.
2. Escreva as equações das reações químicas envolvidas, corretamente.
3. Você acha que o equilíbrio eletroquímico está presente no seu dia-a-dia. Cite dois exemplos.
Sugestão para feira de ciências
Como trabalho final, proponha a produção de um painel-resumo do que aprenderam com experimento, incluindo um quadro a respeito do descarte de pilhas e baterias para o ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica