Gases do Efeito Estufa




Como surgiu o chamado efeito estufa? Este grave problema ambiental é uma resposta ao aumento do índice de gás carbônico (CO2) lançado na atmosfera. Este poluente é um subproduto da queima incompleta de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.).

Por que este indesejado efeito se agravou ao longo dos anos? A única maneira de retirar este gás nocivo de nosso meio é através da fotossíntese, e como nas últimas décadas a devastação das florestas se
intensificou, o nível de CO2 só tende a aumentar daqui para frente.

Como se não bastasse o corte ilegal de árvores, surge outro agravante do problema, as queimadas. A queima de extensas áreas verdes lança no ar mais gases causadores do efeito estufa, esta ação é responsável pelo acréscimo de 30 % da quantidade de CO2 na atmosfera.

E por que a presença de CO2 faz aumentar a temperatura do planeta? Observe a ilustração abaixo:

A Terra recebe todos os dias a radiação (energia) proveniente do Sol. Parte dessa energia é absorvida pela superfície terrestre e outra parte é refletida na forma de radiação infravermelha. As camadas de gás poluente (CO2) acumuladas formam uma espécie de barreira e, com isso, parte da radiação infravermelha volta para a superfície, causando o aumento da temperatura na Terra.

Pela ilustração podemos acompanhar que, se não houvesse a presença da camada de gases, a radiação infravermelha poderia escapar livremente para o topo da atmosfera (indicado pela seta – cor rosa). Com isso, somente a energia desejável e suficiente para nos aquecer seria absorvida pela superfície. A forte incidência de radiação faz com que a temperatura do planeta se eleve gradativamente a cada ano, é uma verdadeira sensação de estar em “estufas aquecidas”.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica