Um ano inteiro de química



A ONU escolheu 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química. Saiba o que vai ser feito no Brasil para comemorar a data e divulgar essa ciência.

O Ano Internacional da Química tem como objetivo celebrar as grandes descobertas dessa área da ciência e divulgar a sua importância, principalmente entre os jovens. (imagem: divulgação)
A química pode até passar despercebida em nosso dia a dia, mas ela está presente em tudo ao nosso redor e, inclusive, em nós mesmos. Agora essa ciência ganha destaque especial: 2011 foi escolhido o Ano Internacional da Química (AIQ), lançado oficialmente no Brasil ontem (23/03) na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.
A data, comemorada por todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), marca o centenário da concessão do Prêmio Nobel a Marie Sklodowska Curie, cientista polonesa que descobriu o rádio e o polônio. Em todo o mundo serão realizadas iniciativas com o objetivo de celebrar as grandes descobertas da química e divulgar a sua importância, principalmente entre os jovens.
Um dos principais objetivos do evento é mostrar que a química é parte do nosso cotidiano
No Brasil, o AIQ ganhou o slogan ‘Química para um Mundo Melhor’ e é coordenado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Segundo o presidente da instituição, o químico Cesar Zucco, um dos principais objetivos do evento é mostrar que essa ciência é parte do nosso cotidiano.
“A química desempenha papel fundamental tanto entre as ciências da natureza quanto em nosso dia a dia”, diz Zucco. “Sem ela, algumas conquistas espetaculares nunca teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas da tecnologia.”
Assista ao vídeo de divulgação do Ano Internacional da Química




Já estão programadas atividades e projetos para todo o ano. “Serão 365 dias de química que, no final, vão resultar no perfil da química brasileira”, afirma Claudia Rezende, coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
Química na rede
Para divulgar o evento, foi criado um portal na internet que reúne diversos materiais para o público interessado em química, como entrevistas com pesquisadores e uma seção chamada Molécula do Dia, que traz informações curiosas sobre as mais variadas substâncias químicas.
Para divulgar o evento, foi criado um portal na internet que reúne diversos materiais para o público interessado em química
O portal também traz conteúdo produzido especialmente para alunos e professores. Há uma seção destinada à divulgação de projetos de ciências submetidos por escolas e está disponível gratuitamente o livro virtual A Química perto de você, um guia de experimentos de baixo custo para alunos dos ensinos fundamental e médio.
A SBQ criou ainda uma página direcionada a crianças, o QuiD+, que conta com jogos educativos, curiosidades sobre ciências e notícias sobre as novidades da química em linguagem jovem.  
Atividades, exposições e concursos
Um dos temas de discussão do AIQ é a água. Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o Experimento Global da Água, projeto que vai distribuir kits de medição de Ph, salinidade e pureza da água entre diversas escolas e instituições de divulgação da ciência do planeta, inclusive do Brasil.
A ideia é que os estudantes meçam a qualidade da água das cidades onde moram e reportem os resultados à Unesco. Alunos dos ensinos fundamental e médio que fazem parte do Programa ReAção e do Projeto Crescer, ambos da empresa química Basf, foram os primeiros a receber o kit e já iniciaram a pesquisa.
“É um projeto sensacional, provavelmente o maior experimento químico coletivo já feito”, comenta Rezende.
Assista a um vídeo do Experimento Global da Água no Brasil





 Para divulgar a química ainda estão previstas diversas outras atividades. A partir de abril, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, vai abrigar a exposição Química no Cotidiano. A mostra reúne 20 painéis que contam a história e a importância da química nas áreas de energia, materiais, alimentos e saúde.
Também já está aberto o concurso A química através da câmera, que receberá fotos e vídeos de até um minuto que retratem substâncias, elementos e fenômenos químicos do cotidiano. Podem participar jovens de 14 a 25 anos e as inscrições vão até o dia 1º de agosto. Os vencedores ganharão viagens para conhecer os melhores centros de divulgação científica do Brasil.

Fonte: Sofia Moutinho

Ciência Hoje On-line

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica