À noite todo gato é pardo


À noite todo gato é pardo
Esta é uma interessante forma de apresentar o conceito sobre ótica (iluminação): como a luz influencia nas cores dos objetos? Acompanhe a turma com a apresentação do seguinte parâmetro e proponha uma aula expositiva.

A cor conforme a luz

Você já reparou que a noite tem o poder de camuflar tudo? Por exemplo, se vestimos uma determinada roupa que parece desbotada, durante o dia percebemos que os estragos ficam em evidência, mas à noite eles são disfarçados pela penumbra, até a beleza das pessoas são realçadas ao anoitecer, quem nunca ouviu o ditado: “à noite todo gato é pardo!”.

A explicação para esse ditado tem tudo a ver com a luz e suas particularidades.

As cores dos objetos variam de acordo com a hora, tudo porque as cores são determinadas pela luz que as ilumina. A luz do sol é denominada de luz branca, e ela é responsável por emitir a cor verdadeira dos objetos, se quiser então saber qual é a cor original, é só utilizar a luz solar que é a padrão, afinal essa é usada desde os primórdios da civilização.

Agora se a intenção for criar um ambiente de acordo com a iluminação, vale atentar para algumas dicas. Como se sabe, as lâmpadas possuem a propriedade de modificar as cores dos objetos, para verificar esse fenômeno é só observar uma foto tirada com diferentes iluminações. As lâmpadas usadas pelos fotógrafos podem amenizar imperfeições do objeto em foco ou destacar algo, nosso semblante em fotos pode ser melhorado se for aplicada a luz favorável.

Por isso é muito importante a escolha correta da lâmpada, esse critério é usado até para casos policiais. Em ambientes de segurança máxima, onde são instaladas câmaras para detectar qualquer indivíduo que entra como também flagrar roubos e furtos, o indicado é usar lâmpadas que iluminam com o mínimo de cores. Essa iluminação permite reconhecer melhor as formas do objeto estranho ao ambiente. Daí você pode se perguntar, por que as filmagens das câmaras de segurança são em preto e branco? É justamente pelo fato de que emitem imagens mais nítidas em ambientes com pouca iluminação, principalmente à noite, que é o horário mais visado para crimes.

Agora em ambientes onde se precisa ver a cor exata dos objetos, como lojas de roupas, em salas de aula, museus, a iluminação indicada é a luz branca, que emite as cores da luz solar, ou seja, a luz natural.

Veja como aplicar o presente assunto em sala de aula:

1. A tarefa de casa para os alunos será a observação dos diversos tipos de iluminação existentes em nosso cotidiano, peça a eles que tragam a relação das lâmpadas usadas em diferentes ambientes de suas casas e as funções específicas dessas iluminações.

2. Forneça aos alunos sugestões de visita como: praças públicas, ruas e avenidas, bancos, hospitais, etc. Quais tipos de lâmpadas são usados e qual a finalidade de cada uma?

3. Reforce a pergunta: qual a diferença de cor e brilho existente entre as lâmpadas? Desta forma, a atenção dos alunos terá um foco: a luz!
Equipe Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica