Classificação das Fórmulas



Existem várias formas de representar um mesmo composto químico, isso se faz através da Fórmula Química, que pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa.

Conheceremos agora 5 formas de apresentação de um composto, tomaremos como exemplo a substância orgânica Benzeno.



Fórmula estrutural plana: É a fórmula que descreve todos os elementos presentes na molécula do composto e a disposição dos átomos através de uma representação plana, os pares de elétrons que estabelecem a ligação química são representados por traços (─). A fórmula estrutural acima mostra como os átomos que compõe o Benzeno estão ligados entre si.

Fórmula molecular: Neste tipo de fórmula o elemento é representado por seu símbolo seguido do índice (número subscrito) indicando a quantidade de átomos presentes em cada molécula. Temos, portanto, o número de átomos que compõem a substância, como vemos, existem 6 Carbonos (C) e 6 Hidrogênios (H) em uma molécula de Benzeno.
Fórmula empírica: é como se fosse uma forma “resumida” de representar os compostos. A estrutura simples só permite compreender o formato da estrutura Benzênica e a presença das insaturações (ligações duplas).

 Fórmula em estrutura de bolas: desta forma os carbonos e hidrogênios são identificados pela cor e tamanho, onde os C são representados pela cor preta e os H pela cor branca. 

Fórmula em estrutura de traços e bolas
Esta última representação é a mais usada para inserir a matéria Química Orgânica, ela permite observar o formato da estrutura e ainda visualizar o tipo de ligação que une os hidrogênios à cadeia principal.

 Aliás, existem no mercado peças para montagem de estrutura de traços e bolas, como se fosse um quebra-cabeça, onde o professor pode demonstrar passo a passo a formação dos compostos orgânicos.

Foto de anel benzeno montado com peças plásticas: um excelente material didático para ser trabalhado em sala de aula.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica