Vitaminas Hidrossolúveis


Creio que a maioria das pessoas já sabem, mas não custa nada informar: 'Hidro' significa 'água'. Então, hidratação = suprir-se de água, da mesma forma que hidrossolúvel é igual a qualquer substância solúvel em água.
As vitaminas hidrossolúveis são, portanto, as vitaminas solúveis em água, as quais são absorvidas no intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos e células do organismo.


As vitaminas hidrossolúveis, ao contrário das vitaminas lipossolúveis, não se armazenam no corpo. O organismo aproveita o necessário e elimina o excesso. Dessa forma não faz sentido o consumo de vitamina C em excesso (aquelas efervescentes), pois o organismo a eliminará. Veja o quanto necessitamos de vitamina C por dia e reflita se os comprimidos efervescentes de 1g são ou não um excesso, uma jogada de marketing para vender mais. ;-)

As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água de cozimento. Por isso deve-se preferir o cozimento a vapor de legumes e verduras.

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS quais são elas
- Vitaminas do Complexo B
- Vitamina C

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica