Gasolina Verde



A gasolina verde é proveniente da biomassa, a partir da submissão de uma pasta aquosa de açúcares e carboidratos vegetais a materiais catalisadores, num processo de reação química não desgastante. As moléculas de carbono de biomassa se subdividem e se recombinam para formar os mesmos compostos químicos similares aos do processamento petrolífero.
O etanol, é considerado como o único biocombustível líquido, mas difere da gasolina verde que é a produção de
hidrocarbonetos líquidos a partir da biomassa. Graças a avanços tecnológicos é cada vez mais possível obter combustíveis a partir de açucares de plantas.

O processo utiliza enzimas, microrganismos e calor. A gasolina verde utiliza catalisadores e o etanol é produto de fermentação de plantas. Os catalisadores transformam os açúcares da planta em hidrocarbonetos, e podem operar em altas temperaturas.

A produção de hidrocarbonetos de plantas é mais eficiente do que a produção de etanol, o etanol exige uma destilação que consome grande quantidade de energia, por outro lado os hidrocarbonetos da gasolina verde se separam automaticamente da água. O uso das enzimas permite um processo mais seletivo, canalizando a um tipo específico de moléculas.


Fonte: Eco Desenvolvimento

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica