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1. CONHECIMENTO TRABALHADO
Geometria dos Compostos de Carbono
Geometria dos Compostos de Carbono
2. Descrição da(s) Aula(s):
3º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Conhecer as geometrias possíveis que o carbono pode fazer;
- Montar algumas estruturas de compostos de carbono.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Identificar, nos diversos dados experimentais, os fatores que os inter-relacionam.
Material Utilizado:
- Quadro e pincel
- Modelos moleculares
3º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Conhecer as geometrias possíveis que o carbono pode fazer;
- Montar algumas estruturas de compostos de carbono.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Identificar, nos diversos dados experimentais, os fatores que os inter-relacionam.
Material Utilizado:
- Quadro e pincel
- Modelos moleculares
3. Metodologia
Fazer uma explanação sobre geometria molecular direcionada ao carbono.
Pedir que os(as) alunos(as) montem estruturas com os modelos moleculares.
Fazer uma explanação sobre geometria molecular direcionada ao carbono.
Pedir que os(as) alunos(as) montem estruturas com os modelos moleculares.
4. Resultado(s)
De uma maneira geral, os alunos conseguiram montar as estruturas propostas, etano e acetona, em tempo hábil e sem dificuldades.
Os objetivos foram atingidos, apenas o número de alunos foi reduzido devido ao período de chuvas e a evasão nos dias de sexta-feira.
De uma maneira geral, os alunos conseguiram montar as estruturas propostas, etano e acetona, em tempo hábil e sem dificuldades.
Os objetivos foram atingidos, apenas o número de alunos foi reduzido devido ao período de chuvas e a evasão nos dias de sexta-feira.
5. Bibliografia
Peruzzo, Tito Miragaia e Canto, Eduardo Leite do. Geometria molecular. In: Química Ensino Médio. Volume único. Moderna, 1° edição. São Paulo, 1999. p. 158-160.
Peruzzo, Tito Miragaia e Canto, Eduardo Leite do. Geometria molecular. In: Química Ensino Médio. Volume único. Moderna, 1° edição. São Paulo, 1999. p. 158-160.
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