Matéria Inorgânica


Matéria Inorgânica
Introdução
Aquele descuido de comprar sem olhar rótulo já é coisa do passado, mas de que adianta ler as informações se desconhecemos a função dos aditivos incluídos no produto? Somos obrigados a confiar que o corante da salsicha está na proporção correta? E os acidulantes, para que servem? VEJA esclarece esse assunto e dá algumas dicas valiosas para o consumidor. O texto é um bom ponto de partida para aprender o significado das siglas escritas nas embalagens.


Pergunte aos alunos quais tipos de aditivos eles conhecem. Depois revele que essas substâncias podem ser naturais (veja tabela abaixo) ou artificiais. Mas destaque também a existência de aditivos acidentais, que aparecem nos alimentos de forma não intencional e causam graves problemas à saúde da população.

Em seguida, peça que todos leiam o texto de VEJA e verifiquem a função dos aditivos na composição dos alimentos. Eles servem apenas para melhorar o aspecto, o sabor, o aroma e o cheiro dos produtos. Não têm o propósito de nutrir, mas sim de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais.

Atividades
Reúna alguns tipos de embalagem, entre os quais os chamados longa vida e encarregue a classe de identificar os aditivos pelas siglas que contêm.
Um exemplo é o ciclamato de sódio, um edulcorante utilizado nos adoçantes artificiais. Procure a sigla P, que aparece nos rótulos, indicando a presença de conservantes, como ácidos benzóico e sórbico, dióxido de enxofre, nitrato de potássio ou de sódio, bissulfito de sódio e de potássio entre outros. Peça que a turma diferencie os compostos orgânicos dos inorgânicos e represente a fórmula química dos inorgânicos.

Chame a atenção para o odor exalado no momento da abertura de um alimento enlatado, como aspargos, ervilhas, milho, seleta ou palmito. Lembra o cheiro de um palito de fósforo ao ser aceso, devido ao dióxido de enxofre gasoso usado como conservante.

A reação para obtenção dessa substância pode ser realizada em um tubo de ensaio. Para tanto, junte 1 mililitro de sulfito de sódio a igual volume de ácido clorídrico. Agite o tubo e aproxime-o do nariz para perceber leves picadas no interior das narinas e o odor característico do anidrido sulfuroso. Mostre para a classe que esse é um conservante artificial, um gás com características ácidas, que a classe pode comprovar utilizando papel de tornassol azul umedecido com água. Ao aproximar o papel da boca do tubo, todos poderão observar a mudança de sua coloração para um tom avermelhado, que indica a formação do ácido sulfuroso, pois o gás reagiu com a água sobre o papel.

Em seguida, distribua algumas embalagens e a tabela de aditivos naturais (abaixo) para que a turma identifique em quais produtos eles entram.

  • edulcorante
açúcar natural extraído de planta e utilizado como adoçante

  • corante
beterraba, urucum e betacaroteno, extraído da cenoura
  • acidulante
ácido cítrico, proveniente das laranjas
  • antioxidante
ácido ascórbico (vitamina C), obtido de frutos
  • espessante
ágar-ágar, contido nas algas

 Numa segunda etapa, cite alguns aditivos acidentais. Os resíduos agrotóxicos utilizados nas lavouras são exemplares. Tais substâncias, como o DDT, acabam permanecendo nos vegetais. Bananas e caquis podem ser contaminadas pelo gás eteno, utilizado na fase de amadurecimento. A nistatina é um antibiótico utilizado para evitar os fungos na casca das bananas. Nas carnes costumam ser encontrados resíduos de antibióticos, aplicados nos animais para combater doenças. Destaque também a possibilidade de encontrar óleos usados na lubrificação das máquinas e substâncias utilizadas na fabricação de embalagens. Por último, mencione os elementos radiativos, que podem aparecer devido à contaminação dos solos, por armas ou por acidentes nucleares, como ocorreu em Chernobyl, na Ucrânia, antiga União Soviética.


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