Panela de Ferro ou Alumínio?



Introdução
Qual a diferença entre cozinhar em panelas de alumínio e de ferro? Muitos estudantes provavelmente acham que dá na mesma. Eis uma boa ocasião para surpreendê-los. As panelas de ferro são indicadas para combater os casos mais comuns de anemia. Isso porque, durante o aquecimento, o metal é oxidado a íons de ferro dois mais e ferro três mais e nessa forma é absorvido pelo organismo. Inspirado em VEJA, mostre as características que tornam um material próprio para fabricação de utensílios domésticos.

Para a experiência sobre a condutibilidade térmica, você precisará de lâminas de cobre, ferro e alumínio — se possível, inclua cerâmica e vidro temperado —, todas com 12 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura. Providencie também preguinhos de 2 centímetros (quatro para cada lâmina), vela, pinça de madeira e suporte universal.

Atividades
Na leitura de VEJA, os alunos podem concluir que a longevidade das panelas depende de uma série de qualidades, como a resistência do material a altas temperaturas e aos impactos, a transmissão de calor pelo metal e a qualidade da fabricação. Proponha que a classe enumere os metais mais usados na fabricação desse utensílio (ferro, cobre, alumínio e a liga que compõe o aço inox) e comente as propriedades físicas de cada um: cor, condutibilidade térmica, densidade, ponto de fusão. Destaque a antigüidade do cobre: foi um dos primeiros materiais a ser moldados pelo homem. Os nômades já dispunham de técnicas para realizar a fusão do metal e com ele fabricar objetos. Proponha que a turma pesquise essas técnicas. Embora seja encontrado livre na natureza, o cobre é produzido atualmente da extração de seu minério, a calcopirita (CuFeS2).

Em seguida, organize uma experiência para a turma concluir que o cobre é bom condutor térmico (veja o quadro).

Chame a atenção para outros fatores observáveis quando se aquece a chapa de cobre. O metal perde todo o brilho e a beleza, adquirindo uma coloração escura, quase negra, devido à formação do óxido cúprico. Esse problema é conhecido como azinhavres de panelas e pode ser resolvido com pasta de vinagre. É fácil fabricá-la: basta misturar uma colher de sopa de farinha de trigo e a mesma medida de vinagre. Peça que, com o auxílio de um pano, os estudantes esfreguem a substância sobre o cobre até limpá-lo. Depois, devem lavar a panela com água quente e deixá-la secar.

Após esse processo, mostre que existe outro bem mais rápido. Despeje 200 mililitros de vinagre em um béquer contendo 350 mililitros de água. Aqueça até a ebulição e deixe o material oxidado dentro dessa solução por alguns minutos. Em seguida, é só lavar com água e sabão. Pergunte aos estudantes qual a causa do aumento da velocidade da reação de limpeza no segundo caso. Elabore com eles a equação química de oxidação do metal:
2Cu(s) + O2(g) § 2CuO(s)

Quando o óxido entra em contato com o meio ácido, ocorre a seguinte reação química:
2CH3COOH(dil) + CuO(s) § H2O + Cu (CH3COO)2

Outra sugestão para a limpeza rápida do material oxidado é mergulhá-lo por alguns minutos no ácido clorídrico diluído. Proponha que os alunos exprimam a equação envolvida nesse processo.
Fonte: revista nova escola

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