Matéria inorgânica


www.quimicatualizada.blogspot.com

Revele a verdade sobre as receitas caseiras da vovó


Objetivos
Identificar os fundamentos científicos das receitas caseiras usadas para curar doenças.

Conteúdo relacionado
Matéria inorgânica

Introdução
Se a turma ainda torce o nariz para a canjinha de galinha receitada para aliviar os efeitos de gripes e resfriados, essa atitude vai mudar após a leitura de VEJA. Ali seus alunos vão encontrar as razões científicas que dão fundamento àquelas receitas naturais e milagrosas da vovó. O tema pode render um estudo mais abrangente sobre os benefícios dos vários alimentos para a saúde, tema com gostinho de tempero caseiro.

Procure uma tabela de composição nutricional, que pode ser obtida na internet. Examine o significado dos termos antiinflamatório, antibiótico, bactericida, bacteriostático, expectorante, antioxidante, sistema imunológico, reações imunológicas, anabolizantes, hormônios, flavonóides e terpenos.
Após a leitura do texto de VEJA, discuta com os alunos as propriedades das receitas encontradas. Ajude-os a identificar o principal agente em cada uma.

Atividades
Encomende uma pesquisa a ser feita com familiares, vizinhos, livros, farmacêuticos, fitoterapeutas e outros sobre receitas para pequenos problemas de saúde. Pesquise com a turma os princípios ativos presentes no alho, na cebola, no gengibre, no cravo e na canela e busque a estrutura química deles.

Depois, prepare uma experiência para observar o poder inibidor do crescimento microbiológico de substâncias comuns e de conservantes industriais. Para tanto, são necessários alguns ovos de galinha. Disponha cada ovo num copo com vinagre.
Após um dia de imersão, toda a casca (carbonato de cálcio) deve estar dissolvida, sobrando apenas uma membrana protetora. Retire o vinagre e lave – com bastante cuidado – todos os ovos com água destilada. Lave os copos e recoloque os ovos, agora cobertos por diferentes substâncias: chás de alho, cebola, canela, cravo e pimenta (do reino, vermelha etc.); soluções de mel, sacarose, sal de cozinha, ácido bórico e de conservantes industriais; calda de açúcar, sal grosso, açúcar e vinagre.
Para os chás e soluções, use várias concentrações. Faça o experimento em triplicata e trabalhe com a estatística.

Anote todos os dias as observações sobre a superfície das soluções nos copos. Deve aparecer o desenvolvimento de colônias. Separe aqueles que têm atividade antimicrobiana. Verifique suas estruturas e seu modo de ação sobre os microrganismos. Compare-os com os conservantes industriais.

Lembre que no trabalho com esse material convém usar luvas e proteção contra a inalação. O professor de Biologia pode dar boas contribuições para enriquecer a experiência.

COMPOSTOS
AÇÕES NO ORGANISMO
FONTES ALIMENTARES
BetacarotenoAntioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovascularesAbóbora, cenoura, mamão, manga, couve, damasco e espinafre
LicopenoAntioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstataTomate
FibrasReduzem o risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneoFrutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais
FlavonóidesAntioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovascularesSuco natural de uva e
vinho tinto
IsoflavonasReduzem os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovascularesSoja
Ácido graxo ômega 3Reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovascularesPeixes e óleo de peixes
Pró-bióticosAjudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicosIogurtes e leite fermentado

 
Para saber mais
Reveja com a classe o percurso dos alimentos no organismo para produção de energia, biossínteses, reserva energética etc. Lembre que dificilmente encontramos alimentos com apenas um componente. As carnes, por exemplo, ricas em proteína, são acompanhadas de gordura. Os grãos também têm gordura, carboidratos e proteínas e suas cascas formadas por fibras. As frutas apresentam substâncias reguladoras (sais minerais e vitaminas), além de fibras.

As propriedades dos alimentos funcionais relacionadas à saúde podem provir de seus constituintes normais ou da adição de ingredientes que modificam suas propriedades originais. Utilize a tabela abaixo para mostrar alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos e seus benefícios à saúde.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica