Mapa Conceitual Sobre Soluções


Edenia Maria Gonçalves Ribeiro, Marcelo Brito Carneiro Leão, Maria Ângela Vasconcelos de Almeida, Naira Maria Alves Pinto e Rejane Martins Novais Barbosa
Imagem decorativa Construindo o conceito de soluções Químicas: uma visão interacionista

Introdução
Muitos dos materiais que os alunos encontram no seu dia-a-dia são misturas de substâncias e, portanto, do ponto de vista da ciência, não podem ser considerados como substância pura. Alguns deles entretanto, são freqüentemente rotulados de "puros". Dessa forma, podem surgir conflitos no que concerne aos conceitos científicos dos alunos (1). Além disso, pode-se questionar a forma como os conceitos vêm sendo explorados em sala de aula. Em soluções químicas, por exemplo, priorizam-se os aspectos macroscópicos (2), dificultando a compreensão dos estudantes

. Objetivos Geral Desenvolver intervenções didáticas, dentro de uma perspectiva socioconstrutivista, visando perceber a influência das mesmas na evolução conceitual dos alunos. Específicos - Verificar a influência de trabalhos em grupo e atividades experimentais na melhor compreensão do conceito de solução química. - Avaliar a utilização de questionários e mapas conceituais como formas de levantamento de concepções prévias

Metodologia Estudos fundamentados nas teorias de Piaget e Vigotsky (3) revelam a importância da interação social, dentro da sala de aula, na evolução de conceitos. Com base nessas teorias, utilizamos uma metodologia interacionista, com uma estrutura que valoriza a reflexão individual, as interações horizontais (Piaget) e verticais (Vigotsky) bem como a realização de atividades experimentais (4). A metodologia constou de três estágios principais - teste piloto, minicurso e pós-teste - , de acordo com fluxograma a seguir. A análise dos resultados foi feita observando a evolução dos conceitos a cada etapa. Resultados e discussões  
Teste piloto Foram identificados conflitos e conceitos alternativos, tais como confusão entre os termos dissolver e diluir, dificuldade em diferenciar transformações química e física, compreensão do conceito de solução limitado a sólido-líquido e classificação de mistura com base apenas em fases. Foi demonstrada a inexistência da visão microscópica de solução.

Minicurso Etapas 1 e 2 Após reflexão individual, discussão em grupo e atividades experimentais, verificou-se uma evolução de conceitos. Alguns alunos, contudo, mantiveram ainda concepções alternativas.

Etapa 3 A intervenção da equipe técnica junto aos pequenos grupos foi favorável porque permitiu o esclarecimento de conflitos e direcionou a discussão no sentido de uma estratificação dos conceitos.

Etapa 4 A elaboração de mapas conceituais nos pequenos grupos levou a um diagnóstico mais preciso de onde surgem os conflitos (ver mapas conceituais dos grupos 1, 2 e 3), como, por exemplo, a inversão na hierarquia de conceitos e a classificação equivocada de misturas

. Etapa 5 A discussão dos mapas conceituais no grande grupo resultou numa troca de idéias que ampliou o campo conceitual dos participantes, levando a uma sistematização mais lógica e abrangente do conceito científico de soluções (ver mapa conceitual geral). -

Visão microscópica - Visão macroscópica Pós-teste Os resultados revelaram uma acentuada evolução conceitual nos aspectos microscópicos da matéria, como, por exemplo, a identificação de mistura homogênea pela existência de interações em nível molecular.

Conclusões Este trabalho sugere a importância de um levantamento das concepções prévias dos alunos por parte do professor sobre o assunto a ser ministrado, com a finalidade de perceber os conflitos ou concepções alternativas existentes. A aplicação de questionários e construção de mapas conceituais são formas eficazes para atingir este fim. Uma postura mais interacionista dentro da sala de aula, com a discussão entre os alunos e o contato com os experimentos, torna o professor um orientador das atividades numa direção previamente traçada e pode conduzir o aluno a uma evolução de conceitos tornando a aprendizagem mais significativa e o ensino mais efetivo.
Esse artigo diz respeito a construção de um mapa conceitual ,muito utilizado nos dias atuais.Poratnto,essa estratégia deve passada para que os alunos possam construir um mapa conceitual.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica