Cinética Química - Bananas Escurecidas, Por que Adquirem Essa Cor?


Como evitar que bananas fiquem assim?

As bananas são frutas tropicais, isto é, gostam de calor. A mania que todo mundo tem é de guardá-las na geladeira, pensando que dessa forma irão conservá-las por mais tempo. É aí que todos se enganam, a banana não se conserva no frio, pelo contrário, as baixas temperaturas fazem com que sua casca fique escurecida, como mostra a imagem acima.

O escurecimento da casca se dá através do trabalho de enzimas, mais precisamente da polifeniloxidase. Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam frutas apodrecidas. Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo. Uma dica é guardar a fruta a uma temperatura acima de 13°C, pois abaixo de 10°C as bananas passam a apresentar aparência nada agradável.

O mesmo não ocorre quando colocamos peras e maçãs na geladeira, essas frutas são acostumadas com o frio, afinal, os locais mais propícios ao cultivo são locais onde a temperatura é amena, como, por exemplo, na Argentina e no sul do Brasil.


Portanto, a Cinética Química é um assunto muito  importante para o nosso cotidiano,para compreendermos,como acontece as velocidades das reações,nos diferentes tipos.
Esse assunto é dado no 3º ano do Ensino médio, refere-se a Cinética Química,mas especificamente aos tipos de velocidades das reações.
A temperatura influencia nas velocidades das reações, no texto citado acima,diz que quanto menor a tempeartura,mais escurecida ficará a casca,diferentemente de outras frutas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica